Conselho do Fórum apresenta Projeto Biomas ao novo governo

Atualizado: 22 de set. de 2021



Brasília – O Presidente do Fórum do Futuro, Alysson Paolinelli, acompanhado dos Conselheiros Evaldo Vilela e Cléber Soares, apresentou ontem a Agenda 2019 da instituição aos Ministros da Agricultura, Tereza Cristina, e da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, em especial o detalhamento do Projeto Biomas. “Os ministros saudaram positivamente o Projeto Biomas, particularmente a estratégia de realizar, nos territórios, a aproximação entre a Ciência Aplicada e a Visão Estratégica do País, assim como o propósito de construirmos um Indicador de Desenvolvimento Sustentável para avaliar a evolução na cadeia produtiva do alimento”, comentou Paolinelli.

Os ministros desde já se comprometeram a enviar representantes para a reunião operacional que o Comitê Gestor do Projeto Biomas fará realizar, na sede da Embrapa, em Brasília, no dia 29 próximo. É o começo de uma serie de encontros já previstos para alinhar o Projeto Biomas com diversas interfaces governamentais.

O Coordenador Científico do Fórum do Futuro, Evaldo Vilela, disse que “a velocidade das transformações e os desafios de implantarmos ambientes de inovação exige a construção de um novo modelo – dinâmico e contemporâneo – de integração de Ciência e de Cientistas”. Para Cléber Soares, Diretor de Tecnologia e de Inovação da Embrapa, “é uma grande oportunidade que temos de fomentar canais de transferência de tecnologias eficientes e sustentáveis do laboratório para o campo”.

O Projeto Biomas envolve Embrapa, UFLA, UFV e ESALQ, além do Serviço Geológico Nacional, da ANATER, e da iniciativa privada e de organismos regionais de pesquisa, como o IF Goiano, de Rio Verde. O propósito central é aprofundar o conhecimento dos biomas brasileiros, para identificar os limites de uso responsável desses recursos e sinalizar caminhos para um desenvolvimento sustentável e inclusive, a partir de referência científicas, tecnológicas e de inovação.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo