José Rente
Eng. Florestal, Mestre em Planejamento, e Ph.D. Economia de
Recursos Naturais
O fogo e a gestão da propriedade rural: como evitar prejuízos e gerar benefícios.
O objetivo principal deste livro é orientar e facilitar a capacitação de produtores e extensionistas rurais sobre o uso do fogo como ferramenta no manejo e proteção da propriedade rural. Gestores de unidades de conservação da natureza também podem encontrar essas diretrizes úteis para protege-las contra incêndios florestais e usar o fogo no manejo sustentável.
Se apresentam informações, conhecimentos, técnicas e instrumentos que o gestor da propriedade pode utilizar para entender como o fogo se comporta, como diminuir riscos com prejuízos e perdas devido a incêndios florestais e como obter os benefícios de manejo da propriedade rural com o uso do fogo de forma segura e sustentável.
Através de uma extensa revisão da literatura e de sítios de Internet a nível internacional, aspectos básicos sobre as variáveis envolvidas no comportamento do fogo e dos incêndios florestais, os benefícios e custos do fogo na propriedade, e técnicas para a diminuição dos riscos de incêndios foram identificados. Modelos causais foram desenvolvidos e as melhores práticas sobre proteção da propriedade, pessoas, animais, plantações e sobre o uso do fogo como ferramenta de manejo foram determinadas e descritas.
Palavras chave: fogo, incêndio florestal, melhores práticas, extensão rural, assistência técnica, desenvolvimento rural, agronegócio, manejo da propriedade rural, gestão de risco, Brasil, agricultura, floresta, plantações, política agrícola, economia.
Comentarios