Saúde do Solo na Agricultura Regenerativa é o foco do 3º Dia de Campo Regenera Cerrado
- Marianna Ribeiro Oliveira
- 18 de mar.
- 3 min de leitura
Com patrocínio da Cargill, projeto reforça práticas sustentáveis em regiões-chave para a produção de alimentos no Brasil

Uma das premissas da agricultura regenerativa é produzir alimentos ao mesmo tempo em que se preserva e restaura o solo, protegendo a biodiversidade e os recursos hídricos. Entender a saúde do solo e seus efeitos neste modelo de agricultura é o foco do 3º Dia de Campo do Projeto Regenera Cerrado, que será realizado nos dias 26 e 27 de março, das 7h30 às 13h, na Fazenda Brasilanda, em Montividiu (GO).
Destinado principalmente a produtores rurais, o Dia de Campo é gratuito com vagas limitadas. Serão dois dias de evento com a mesma programação para atender um público maior nesta edição. As inscrições, podem ser feitas no link: https://bit.ly/inscricao3diadecampo
“Em eventos como esse consolidamos a missão do Regenera Cerrado que é disseminar conhecimento sobre agricultura regenerativa com validação científica. Vamos apresentar os resultados das pesquisas sobre solo, no cultivo de soja e milho, desenvolvidas pelo projeto nas fazendas parceiras, no sudoeste goiano”, explica a pesquisadora Eliana Fontes, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), que coordena as equipes de pesquisa.
Nas práticas, serão apresentados temas como carbono orgânico; indicadores bioquímicos, biológicos e microbiológicos na agricultura regenerativa; indicadores físicos de saúde do solo; além dos indicadores para o manejo de doenças e fitonematoides para o controle biológico. A programação completa pode ser acessada no link: https://bit.ly/diadecampo3programacao
De acordo com a produtora Marion Kompier, que integra o projeto e é uma das proprietárias da Fazenda Brasilanda, a expectativa é grande para o 3º Dia de Campo Regenera Cerrado, pois os pesquisadores irão mostrar a funcionalidade da biodiversidade do solo para a agricultura. “Será uma oportunidade importante para nós, produtores, entendermos como as práticas regenerativas que adotamos contribuem para a vida e a saúde do solo e de que forma isso impacta a nossa produção”, destaca Kompier.
Sobre o Projeto Regenera Cerrado
O Regenera Cerrado tem como objetivo disseminar técnicas de agricultura regenerativa, respaldadas cientificamente e que sirvam de exemplo escalável de produção de soja e milho para o Brasil e para o mundo. Idealizado no Instituto Fórum do Futuro, em 2022, o projeto conta com o patrocínio da Cargill, execução operacional do Instituto BioSistêmico (IBS) e parceria de nove instituições nacionais, além de 12 fazendas da região do município de Rio Verde, no sudoeste de Goiás.
O analista de Sustentabilidade da Cargill, Jorge Gustavo, comemora o sucesso do Regenera Cerrado entre os agricultores. “O produtor rural tem um papel essencial na nossa sociedade e os modelos produtivos estão avançando cada vez mais nas práticas sustentáveis para atender a uma demanda que cresce todo dia por mais alimentos e mais proteção dos recursos naturais”, comenta.
As instituições parceiras no projeto são: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig); Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS); Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (GAPES); Instituto Federal Goiano; Universidade Federal de Lavras (UFLA); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Universidade de Brasília (UnB).
3º Dia de Campo do Projeto Regenera Cerrado
Data: 26 e 27 de março de 2025
Hora: das 7h30 às 13h
Local: Fazenda Brasilanda – Montividiu
Inscrição Gratuita: https://bit.ly/inscricao3diadecampo
Comments