top of page

What influences investments in agriculture? A causal modeling approach



Os investimentos na agricultura são influenciados por diversos fatores que impactam sua rentabilidade. Esses investimentos são cruciais para aumentar a produção de alimentos, fibras, energia, e matérias primas, melhorar a segurança alimentar, reduzir a pobreza e melhorar o bem-estar geral. Este artigo analisa as diferentes variáveis e fatores que afetam os investimentos agrícolas e apresenta um modelo causal baseado em hipóteses predominantes resumindo suas influências.


O sucesso dos projetos agropecuários depende de vários fatores, incluindo características do terreno, características dos proprietários, custos, receitas, políticas públicas, entre outros. As intervenções do Estado podem influenciar significativamente a lucratividade de um projeto, afetando diretamente suas despesas e receitas. Fatores como carga tributária, riscos, segurança e proteção da propriedade da terra, estabilidade econômica, políticas comerciais e infraestrutura desempenham um papel importante na determinação da viabilidade dos investimentos agrícolas.


Para exemplificar o impacto das intervenções do Estado sobre os investidores, usamos o caso da economia brasileira. O conceito de "custo Brasil" ilustra as despesas substanciais, receitas reduzidas e outros desafios enfrentados pelas empresas que operam no país devido a várias intervenções do Estado. As consequências dessas intervenções podem ser categorizadas como visíveis ou invisíveis, bem como realizadas ou não realizadas. Ao compreender os fatores e suas relações causais, bem como as intervenções do Estado e suas consequências, as partes interessadas podem navegar pelas complexidades dos investimentos agrícolas de forma mais eficaz e tomar melhores decisões de investimento.


Palavras-chave: Investimentos na agricultura, intervenções de políticas públicas, decisões de investimento, desenvolvimento agrícola, desenvolvimento rural, economia, clima de negócios, setor privado.


Confira o artigo completo aqui:

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page