
Quem Somos
O Instituto Fórum do Futuro é um grupo de reflexão independente, voltado para o debate de questões estruturantes da sociedade brasileira, a partir perspectiva do desenvolvimento sustentável. Promove debates, realiza estudos, diagnósticos e antecipa cenários com foco na construção programática, que destaca e valoriza a plataforma da Ciência, da Pesquisa, da Tecnologia e da Inovação. A área central de interesses é a cadeia de valor do alimento e a Bioenergia.

MISSÃO
Sistematizar, valorizar, decodificar, e difundir a informação técnico-científica, através de estudos e eventos que promovam a prática da gestão e do planejamento na visão estratégica e no projeto de desenvolvimento das Nações
VISÃO
Promover a Integração entre Ciência, Natureza e Desenvolvimento, e, nesse sentido: estimular o diálogo entre Ciência e Sociedade; mobilizar a inteligência instalada na gestão pública, privada, na Academia, e nas mídias formadoras de opinião quanto as oportunidades estratégicas (científicas, econômicas, sociais e empresariais) embutidas na plataforma de desenvolvimento sustentável.


VALORES
O crescimento econômico só faz sentido se incorporar o Desenvolvimento Humano, e se for pautado pela ética na relação entre os homens e entre estes e o meio ambiente.
Diretoria Executiva
ALYSSON PAOLINELLI
Fundador do Instituto Fórum do Futuro.
Laureado pelo World Food Prize, Alysson Paolinelli liderou a implantação da Agricultura Tropical Sustentável no Brasil. Como ministro da Agricultura, promoveu a inovação tecnológica no campo. Em 2012, foi um dos fundadores do Instituto Fórum do Futuro (IFF), voltado ao diálogo entre agro, ciência e sociedade.
CÉSAR BORGES DE SOUSA
CEO do Instituto do Fórum do Futuro
Cesar Borges de Sousa é conselheiro da Caramuru Alimentos e proprietário da EDB Polióis Vegetais do Brasil, com atuação estratégica no setor agroindustrial e de inovação em materiais. Formado em Administração Financeira pela FGV-SP, tem papel relevante em entidades como o Instituto Fórum do Futuro, Instituto Soja Livre e COSAG/FIESP. É reconhecido por sua liderança em iniciativas ligadas ao agronegócio e sustentabilidade.
NATHALIA PIRES
Diretora Administrativa-Financeira
Com mais de 3 anos de atuação na Falconi e experiência anterior como Gerente Sênior na KPMG Brasil, solidifiquei minha trajetória profissional na vanguarda do desenvolvimento de negócios e estratégias de mercado no setor de agronegócio. Liderando projetos voltados a otimização de performance e crescimento sustentável, destaco-me pela capacidade de identificar oportunidades de mercado e estabelecer relações comerciais estratégicas.Na Falconi, como Diretora de Agronegócio e Partner, venho aplicando meu conhecimento em planejamento estratégico e habilidades analíticas para impulsionar o sucesso de nossos clientes. Através de uma abordagem colaborativa e inovadora, a equipe e eu temos alcançado resultados expressivos em termos de expansão de mercado e fortalecimento do posicionamento da Falconi como líder em consultoria empresarial para o agronegócio.
FERNANDO BARROS
Diretor de Comunicação Estratégica
Jornalista desde 1974, iniciou sua carreira no jornal O Estado de S. Paulo, em Brasília, cobrindo o Ministério da Agricultura durante a gestão de Alysson Paolinelli. Tornou-se o primeiro repórter especializado em Meio Ambiente da imprensa brasileira e, em 1977, iniciou um curso de Ecodesenvolvimento voltado ao Jornalismo Ambiental com Ignacy Sachs, na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Trabalhou por 20 anos no Estadão, onde também atuou como coordenador de economia em Brasília, e passou por veículos como Rádio Nacional (como correspondente em Paris), Jornal do Brasil, Revista Afinal, entre outros. Em 1994, fundou o Instituto Gastronômico Brasileiro e organizou o 1º Seminário Internacional de Escolas de Gastronomia, que levou à criação do Centro de Excelência em Turismo da UnB e à difusão de cursos superiores de gastronomia no Brasil. Foi ainda diretor de marketing da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, onde desenvolveu o primeiro manual de cortes com base em sociologia alimentar. Em 2012, participou da fundação do Instituto Fórum do Futuro ao lado de Alysson Paolinelli e Paulo Romano. Em 2017, coordenou o 1º Seminário “Diálogo Agro, Ciência e Sociedade”, em parceria com o CNPq. Atualmente, é Diretor-Executivo do Fórum do Futuro e também responsável pela Diretoria de Comunicação Estratégica.
Conselho Científico
JOSÉ OSWALDO
DE SIQUEIRA
Membro do Conselho Científico do Instituto Fórum do Futuro.
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras - Ufla. Mestre e PhD pela University of Florida-Gainesville USA. Pos-doc na Michigan State University e Visiting Scholar no MIT. Especialista em Microbiologia e bioquímica do solo, dedicando-se atualmente em sustentabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável com ênfase em recursos naturais, biodiversidade e serviços ecossistêmicos.Professor Emérito da Ufla, pesquisador sênior do CNPq, acadêmico do Fórum do Futuro, consultor de Ciência, Tecnologia P&D e Inovação.É membro da Academia Brasileira de Ciências e da TWAS- Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (Trieste-Itália). Foi pró-reitor de pesquisa da Ufla, Diretor do CNPq,Membro do Conselho da Capes, pesquisador e diretor do Instituto Tecnológico da Vale. Recebeu vários prêmios e distinções no Brasil e no exterior.
EVALDO VILELA
Membro do Conselho Científico do Instituto Fórum do Futuro.
Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. É mestre em Entomologia pela USP e PhD em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Realizou pós-doutoramentos nas Universidades: da Califórnia-Berkeley (EUA), de Nuremberg-Erlangen (Alemanha) e Tsukuba, Japão. Reitor da Universidade Federal de Viçosa (2000 – 2004).
Foi Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 – 2014) e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG (março a dezembro de 2014). Foi presidente da FAPEMIG e do CNPq e é membro da Academia Brasileira de Ciências.
EDUARDO MARTINS
Membro do Conselho Científico do Instituto Fórum do Futuro.
Eduardo de Souza Martins é biólogo (1979) e mestre em Ecologia (1995) pela Universidade de Brasília (UnB). Nascido em São José do Rio Preto-SP, iniciou sua carreira no CNPq em 1980. Atuou na interiorização da Universidade Federal do Pará e foi pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi, realizando expedições de monitoramento de primatas e estudos para manejo sustentável na Amazônia. Presidiu o IBAMA em dois períodos (1991 e 1996) e coordenou o processo de institucionalização do WWF-Brasil. Fundou em 1999 a E. Labore Consultoria Ambiental Estratégica. Hoje, é produtor rural em Minas Gerais, principal acionista da Novo Solo e presidente do GAAS, grupo que promove a agricultura regenerativa no Brasil.
Conselho Consultivo
PAULO R. HADDAD
Membro do conselho consultivo no Instituto Fórum do Futuro.
Economista, com especialização em Planejamento Econômico no Instituto de Estudos Sociais de Haia – Holanda, Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, ex-Ministro da Fazenda e do Planejamento da República Federativa do Brasil (1992-1993), ex-Secretário da Fazenda e do Planejamento do Estado de Minas Gerais (1979-1982), consultor do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do PNUD, da ECLA e de outras organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais, Presidente da PHORUM Consultoria e Pesquisas em Economia e Diretor da AERI – Análise Econômica Regional e Internacional.
ROBERTO RODRIGUES
Membro do conselho consultivo no Instituto Fórum do Futuro.
Roberto Rodrigues é engenheiro agrônomo e agricultor, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas. Participa de inúmeros conselhos empresariais, institucionais e acadêmicos.
Foi Titular da Cátedra de Agronegócios da USP, foi professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal. Foi presidente do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP – COSAG, da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, da Sociedade Rural Brasileira – SRB, Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG, da Academia Nacional de Agricultura da SNA e da Aliança Cooperativa Internacional – ACI. Foi Secretário de Agricultura do Estado de São Pauto (1993/1994) e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003/2006).
LUIZ ROBERTO GUILHERME GUIMARÃES
Membro do conselho consultivo no Instituto Fórum do Futuro.
Engenheiro agrônomo, mestre em Solos e Nutrição de Plantas, doutor pela Michigan State University – EUA -Crop & Soil Sci./Environ. Toxicology – Dual Major e Pós-Doutor pela University of California at Riverside – EUA. Professor de Química dos Solos UFLA.
MARCUS PEIXOTO
Colaborador no Instituto Fórum do Futuro
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (1987), especialista em Engenharia da Irrigação pela UFV/ABEAS (1991), aperfeiçoamento em Sociedade e Agricultura (1992), mestre em Desenvolvimento Agrícola (1997) e doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (2009) pelo CPDA, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Em 2014 desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED) do Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi extensionista rural da Emater-Rio (1988/89) e professor assistente de Extensão Rural da UFRRJ (1990/2005).
Conselho Consultivo
JOSÉ OSWALDO
DE SIQUEIRA
Membro do Conselho Científico do Instituto Fórum do Futuro.
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras - Ufla. Mestre e PhD pela University of Florida-Gainesville USA. Pos-doc na Michigan State University e Visiting Scholar no MIT. Especialista em Microbiologia e bioquímica do solo, dedicando-se atualmente em sustentabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável com ênfase em recursos naturais, biodiversidade e serviços ecossistêmicos.Professor Emérito da Ufla, pesquisador sênior do CNPq, acadêmico do Fórum do Futuro, consultor de Ciência, Tecnologia P&D e Inovação.É membro da Academia Brasileira de Ciências e da TWAS- Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (Trieste-Itália). Foi pró-reitor de pesquisa da Ufla, Diretor do CNPq,Membro do Conselho da Capes, pesquisador e diretor do Instituto Tecnológico da Vale. Recebeu vários prêmios e distinções no Brasil e no exterior.
EVALDO VILELA
Membro do Conselho Científico do Instituto Fórum do Futuro.
Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. É mestre em Entomologia pela USP e PhD em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Realizou pós-doutoramentos nas Universidades: da Califórnia-Berkeley (EUA), de Nuremberg-Erlangen (Alemanha) e Tsukuba, Japão. Reitor da Universidade Federal de Viçosa (2000 – 2004).
Foi Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 – 2014) e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG (março a dezembro de 2014). Foi presidente da FAPEMIG e do CNPq e é membro da Academia Brasileira de Ciências.
EDUARDO MARTINS
Membro do Conselho Científico do Instituto Fórum do Futuro.
Eduardo de Souza Martins é biólogo (1979) e mestre em Ecologia (1995) pela Universidade de Brasília (UnB). Nascido em São José do Rio Preto-SP, iniciou sua carreira no CNPq em 1980. Atuou na interiorização da Universidade Federal do Pará e foi pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi, realizando expedições de monitoramento de primatas e estudos para manejo sustentável na Amazônia. Presidiu o IBAMA em dois períodos (1991 e 1996) e coordenou o processo de institucionalização do WWF-Brasil. Fundou em 1999 a E. Labore Consultoria Ambiental Estratégica. Hoje, é produtor rural em Minas Gerais, principal acionista da Novo Solo e presidente do GAAS, grupo que promove a agricultura regenerativa no Brasil.
Quem Apoia
O Instituto conta com o apoio de diversas entidades no Brasil e no Mundo no aporte técnico-científico para a realização de projetos de desenvolvimento de uma agricultura tropical mais sustentável.
To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

























