top of page
Nova-Logo2_edited.png
LOGO.png

Global Plat

Logo-Horizontal-Original.png
Environmental-Policy_106927248_l-copy-scaled.jpg

Gestão integrada

do conhecimento

Área de acesso restrito aos

gestores de projetos

Apoiador1.png

O que acontece

Sobre o Evento

Diálogo organizado pelo Instituto Fórum do Futuro, com foco nos desafios trazidos pela necessidade de ampliar a sustentabilidade de sistemas de produção de alimentos nos Biomas Caatinga e Cerrado, um evento inserido em convênio firmado entre o SEBRAE e o nosso Instituto. Como sabemos, um novo salto da produção de alimentos, que atenda à demanda global nas próximas décadas, só acontecerá com a geração de conhecimento científico e de tecnologias que permitam ocupar racionalmente os Biomas Tropicais do planeta e, em particular, os do nosso País. E isso com impactos mínimos sobre o meio ambiente, a incorporação de pequenos, médios e grandes empreendedores rurais de forma equilibrada, e a criação de ambientes de governança corporativa e coletiva, sempre que couber.

Assista ao Evento

Painel-1.png
FUNDO.jpeg

Propósito

Lançamento do Projeto Biomas Tropicais, para atores de instituições nacionais e internacionais

Objetivo Geral

Apresentar o Projeto Biomas Tropicais aos atores nacionais e internacionais quanto aos objetivos principais do Projeto, uma proposta de visão de Estado com embasamento do conhecimento científico e tecnológico.

Objetivos Específicos

  • Promover o desenvolvimento sustentável tropical endógeno, como solução de enfrentamento dos principais problemas por que passa a humanidade, tais como a fome, a elevação dos preços dos alimentos e potenciais migrações forçadas;

  • Dar relevo ao papel do SEBRAE, especialmente no querefere à preservação e ampliação dos mercados associados a negócios derivados da produção de alimentos nos trópicos, por meio da transferência de tecnologia e inovação;

  • Destacar a Bioeconomia como pilar para um novo Modelo de Desenvolvimento da Amazônia; e

  • Promover a inclusão social, como instrumento de redirecionamento do processo civilizatório em curso, via aproximação do conhecimento científico e tecnológico às atividades de pequenos e médios empreendimentos agrícolas nos trópicos.

Assista ao Evento

Baixe as apresentações 

Baixar Livro

Propósito

Promover um momento de diálogo entre o Instituto Fórum do Futuro e as principais lideranças acadêmicas, dirigentes das universidades de vocação em ciências agrárias do País, em temas associados aos grandes desafios enfrentados pela produção sustentável de alimentos em âmbito mundial.

Participantes

  • Alysson Paolinelli – Presidente do Instituto Fórum do Futuro

  • Márcio Miranda – Diretor Geral do Fórum do Futuro

  • Evaldo Vilela – Presidente do CNPq

  • Sylvio Mario Puga Ferreira – Reitor da UFAM

  • JosealdoTonholo – Reitor da UFAL

  • Durval Dourado Neto – Direror da ESALQ/USP

  • Demetrius David Silva – Reitor da UFV

  • Marcelo Carneiro Leão – Reitor da UFRPE

  •  ValderSteffen Junior – Reitor da UFU

  •  Marcelo Turine – Reitor da UFMS

  •  João Chrysostomo de Resende Junior – Reitor da UFLA

Assista ao Evento

Baixe as apresentações 

ff.png

EVENTO COM OS DIRIGENTES DAS UNIVERSIDADES AGRÁRIAS

Card.jpeg

Sobre o Evento

Evento presencial realizado nos dias 01 e 02 de dezembro em Porto Velho. Oportunidade em que o Fórum do Futuro aproximou a Ciência dos produtores e da sociedade. O evento faz parte do projeto Biomas Tropicais, presidido pelo Professor Alysson Paolinelli, e conta no seu núcleo central com a parceria de instituições como o CNPq, a Embrapa, a ESALQ, as Universidades de Lavras e Viçosa, o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos, o SEBRAE e a FGV-Agro, além de diversas instituições regionais locais.

Na ocasião foi firmada uma Carta a Porto Velho, frente em prol do protagonismo a ser exercido pela Ciência e pela Gestão integrada do desenvolvimento sustentável nos países da zona tropical, propondo o estabelecimento de amplo debate, reunindo agências de fomento e atores globais para discutir, definir e implementar uma agenda que contemple a inclusão produtiva por meio da inserção de conhecimento e tecnologia nos sistemas integrados tropicais

Assista ao Evento

Manhã

Tarde

Baixe as apresentações 

bottom of page