Evaldo Vilela é nomeado presidente do CNPq

Atualizado: 22 de set. de 2021



É com imenso prazer que anunciamos a nomeação para a presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, do Coordenador Científico do Fórum do Futuro, prof. Evaldo Ferreira Vilela. O prof. Vilela é ex-reitor da Universidade Federal de Viçosa e atualmente é presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Aparo à Pesquisa (Confap) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Formado em Agronomia em Viçosa, Evaldo Vilela é reconhecido como um dos mais importantes entomologistas do país, bem como sua visão quanto a uma política estratégica de ciência para o Brasil. Possui mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ecologia Química pela Universidade de Southhampton.

Entre várias outras iniciativas, Vilela atuou como membro de Comitês Assessores do CNPq, Capes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Finep. Foi membro da CTNBio, presidente da Sociedade Entomológica do Brasil e da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Pesquisador do CNPq, ex-secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, foi fundador do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI).

Oportunamente vamos distribuir o perfil mais detalhado do novo presidente do CNPq, assim como sua visão para a política estratégica do Brasil.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo